NOTA: Ao abrigo do art. 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho n.º 4840/2023, de 21 de abril, esta formação é considerada específica.
• Exploração de documentos legislativos (DL n.º 54/2018, DL n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória eAprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre: os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação; a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo; o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidadepara todos os alunos; a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens; a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.
• Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.
• Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno(Desenho Universal para a Aprendizagem).
• Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.
• Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver eas características de todos alunos.
• Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e dasaprendizagens.
• Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo deensino.
• O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.
14/10/2024 a 02/12/2024
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Geral |
Acreditação | CCPFC/ACC-116220/22 |