Breve história da ciência; o conhecimento vulgar e o conhecimento científico; linguagem comum e linguagem científica; explicaçõescientíficas; críticas ao modelo monológico e outros modelos científicos; leis e teorias científicas, o (s) método (s) científico, o papel dadedução e da indução na ciência: críticas; ciência e construção, o progresso na ciência; verificabilidade das hipóteses; o problema dademarcação científica; refutabilidade, corroboração, o positivismo lógico; ciência normal e extraordinária; crise, anomalia, paradigma,incomensurabilidade, critérios objetivos e subjetivos na ciência; paradigmas e comunicação; a verdade em ciência; Popper, Kuhn,Hempel, Wesley Salmon, Pierre Duhem e Hilary Putnam.
Objetivos a atingir:
. Desenvolver competências específicas no âmbito dos problemas inerentes à filosofia da ciência;
. Desenvolver competência mais complexas, nomeadamente, ao nível da argumentação, o conhecimento integrado e a valorização dossaberes disciplinares e interdisciplinares;
. Promover capacidades de pesquisa, relação, análise, e a capacidade de trabalhar cooperativamente e com autonomia;
. Desenvolver novas ideias e soluções;
. Convocar diferentes conhecimentos de matriz humanística e científica nas diferentes áreas do saber.
NOTA: Na 1.ª sessão, em comum acordo com o formador, poderá ser ajustada a calendarização das restantes sessões e a sua natureza.
Duração | 25 horas. |
Dias de Duração | 8 |
Modalidade: | Curso de Formação |
Formação | Específica |
Acreditação | CCPFC/ACC-126995/24 |