● Analisar o enquadramento legal da educação inclusiva, com especial enfoque no Decreto-Lei n.º 54/2018, na sua redação atual, e na sua aplicabilidade no contexto educativo.
● Refletir sobre o papel dos docentes na promoção de uma escola inclusiva, garantindo a equidade e a participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
● Identificar e aprofundar estratégias pedagógicas diferenciadas, capazes de responder à diversidade de perfis e necessidades dos alunos, promovendo a inclusão e o sucesso educativo.
● Compreender e operacionalizar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, adotando uma abordagem flexível e ajustada às especificidades de cada contexto escolar.
● Capacitar os docentes para a criação e implementação das diferentes medidas multinível;
● Fomentar a partilha e a disseminação de boas práticas inclusivas, incentivando o trabalho colaborativo entre docentes e outros agentes educativos.
● Promover uma cultura de personalização do ensino, garantindo o acesso a oportunidades educativas equitativas e ajustadas às potencialidades e desafios individuais de cada aluno.
● Promover a reflexão crítica e a partilha de experiências para a melhoria contínua das respostas educativas.
19/02/2024 - 14:30h ás 17:30h
Duração | 3 horas. Tarde |
Modalidade: | Ação de Curta Duração |
Formação | Geral |
Acreditação |